terça-feira, 18 de setembro de 2012


 Escrevo pra não morrer engasgada com minhas angustias. Acho que, além do Luíz, não tenho outros leitores, então, escrevo por mim, por nós.
 Como eu me envergonho de ser gente! Eu tenho nojo de ser humana quando escuto um relato como o do meu atendimento hoje: um pai que tenta matar uma criança, que a abusa e humilha de todas as formas que só um ser humano pode fazer. Detesto quando alguém vem com aquele discursinho pronto e repetitivo: "Que absurdo! isso não é humano". Não é humano o caralho! Bicho não tem coragem de fazer tanta maldade.
 Cada dia que vivo, cada pessoa que passa pelos meus cuidados, vejo o quanto aprendo com elas. O quanto reclamamos por que no íntimo, não temos nada a reclamar. Tem gente que vive um filme de terror na vida real e, é pra essas pessoas que meu coração se dirige nesse momento. É pra você que foi massacrado pela vida, por sua própria família, foi corrompido, vilipendiado, jogado e esquecido - eu peço perdão. Me perdoem por ser egoísta, incompreensiva, queixosa da vida maravilhosa que tenho e muitas vezes não dou valor. Pra você que viu o pão na mesa e foi impedido de comer pra te torturarem. Que passou noites em claro por medo de morrer com as ameaças e a faca que o pai guarda embaixo do travesseiro. Pra você que foi enforcado pela pessoa que te gerou. Teve os cabelos puxados e seu corpo jogado contra a parede. Eu peço perdão pra você que teve de tirar a roupa e aguentar o peso sobre seu corpo de alguém da própria família. Que viu a poça de sangue na frente da sua casa, por uma faca que atravessou a mão da sua mãe. Dos aniversários que não te cantaram parabéns. Dos natais que foi dormir mais cedo pra que aquela noite vazia acabasse logo. Você, que teve a inocência roubada, seus sonhos atirados no lixo. Sua barriga roncando. Sua vida escarrada, eu peço, mais uma vez, perdão. Se minha profissão vale de alguma coisa, é pra te acolher, amparar. Obrigada a todos que confiam seus pesadelos, seus segredos mais íntimos aos meus cuidados. É por vocês que persisto!


2 comentários:

  1. Você tem a capacidade de sentir "na pele" o
    sofrimento do próximo... Talento ou Maldição?

    Um dom! este sempre traz consigo uma face de talento, uma centelha luminosa, mas também uma sombra, uma constante possibilidade de abismo.

    Espero que mesmo neste seu ofício, neste oceano de limbo onde se aventura, para, caminhando ao lado, procurar alguma luz na consciência alheia, nunca se deixe dominar pela frieza e indiferença humana!

    Você é uma pessoa muito especial... É capaz de trazer calma ao espírito dos outros, se assim o desejar. Você é um anjo. E é o meu anjo!
    Não há de que se lamentar. Faz uso do dom que recebeu. Agradeça! e ajude!
    Continue sendo meu anjo... É responsável, também, pelo nosso pequeno paraíso "profano" (se é que você me entende ;] ) aqui na terra!

    ResponderExcluir
  2. Querida, você tem agora uma nova leitora. E que força dessas palavras! Me arrepiou do lado de cá da tela.
    Vamos assim, trocando nossos devaneios. :)

    ResponderExcluir